quarta-feira, 20 de julho de 2016

Como conectar pendrive em Tablet Android

Cada vez mais os tablets e smartphones têm ficado semelhantes com um computador, mais uma função que é possível fazer com esses gadgets é a leitura de arquivos em pendrives. Confira como você pode usar seu aparelho para ler, copiar e apagar arquivos de armazenamentos movéis USB.

Em várias ocasiões é possível que você queria ter acesso a um arquivo em um pendrive, seja para apenas ler, ou alterar, ou até passar para outra pessoa, mas não tem nenhum computador disponível. Seria muito útil saber utilizar o seu aparelho portátil, que sempre anda com você, para realizar essa tarefa. Abaixo você confere como deve fazer isto.


Qual a porta do seu dispositivo?

A maioria dos tablets e celulares atuais vem com uma porta Micro USB, para o carregamento e para troca de arquivos, mas ainda é possível encontrar, principalmente tablet, com portas Full USB, que é a porta comum que se encontra em computadores. Dependendo da porta do seu dispositivo será um procedimento diferente para conectar o pendrive. 

Para porta Micro USB


Para dispositivos com porta Micro USB, obviamente, não será possível conectar o dispositivo diretamente. Será necessário um tipo de adaptador para essa entrada. Antes de procurar o adaptador, é necessário entrar no site do fabricante do seu aparelho para saber se ele tem suporte à OTG (On-The-Go). 

Caso tenha suporte você precisará apenas de um adaptador OTG. O adaptador OTG (imagem abaixo) possui em uma ponta uma entrada UBS comum onde será conectado o pendrive e na outra ponda um conector Micro USB onde se conectará no dispositivo. Feito isso será preciso apenas um aplicativo gerenciador de arquivos, recomendamos o ES File Explorer, mas na Google Play existem vários.

cabo otg, adaptador otg, pendrive em celular e tablet


Caso o seu aparelho não tenha suporte à OTG, ainda há uma possibilidade de ler pendrives, através de um um adaptador OTG Y (imagem abaixo). Este se diferencia do anterior por possuir três pontas, uma delas para alimentação. Você deverá utilizar de forma semelhante ao anterior, conectando o pendrive na porta USB, e o conector Micro USB no dispositivo, em seguida deverá utilizar um carregador Micro USB para servir de alimentação e conecta-lo na porta restante, na entrada Micro UBS. Utilize um gerenciador de arquivos para verificar se o procedimento funcionou.

cabo otg y


Alguns dispositivos que não tem suporte OTG, mesmo com o adaptador OTG Y, não reconhecem pendrive devido a incompatibilidade de software, como é o caso de alguns aparelhos da Samsung. Todos que tem suporte à OTG, podem reconhecer pendrives.

Para porta Full USB

Porta USB em tablet

Geralmente são tablets que possuem uma entrada USB. Caso o seu possua basta conectar o pendrive nesta porta e utilizar um gerenciador de arquivo para ter acesso aos arquivos que contém nele.

---

Espero que o artigo tenha sido útil. Se gostou compartilhe para que mais pessoas saibam dessa possibilidade.

3 comentários:

  1. Olá! Meu tablet é Samsung, não reconhece o pendrive. Vou baixar o gerenciador de arquivos para ver se ele reconhece. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Acabo de adquirir um tablet tab e da Samsung, e também comprei o cabo otg. Estou tentando acessar alguns livros formatos PDF que passei do meu notebook para o pendrive, mas ao conectar o cabo e pendrive ao tablet, nada acontece e ainda baixei o Es file Explorer manager. Mas também não abriu o pendrive. O que deve o fazer?

    ResponderExcluir