terça-feira, 26 de julho de 2016

O que é e qual a resolução da Tela Retina da Apple?

As fabricantes investem pesado na construção de displays mais nítidos e com uma maior resolução, e a Apple, além de conseguir trazer aparelhos de alta tecnologia, apresenta seus dispositivos com a denominada Tela Retina. Mais o que faz dessa tela tão especial? Para isso é preciso entender o seu conceito.

Tela Retina vai além de ser um tipo de tela, é um conceito que pode ser aplicado a qualquer tela que tenha determinadas características. A Apple patenteou este termo, portanto somente ela pode utiliza-lo, mesmo que outras fabricantes produzam telas com as mesmas características.

Definição

De acordo com a definição de Tela Retina, qualquer display que possuam pixels tão pequenos que não possam ser vistos a olho nu, a uma determinada distância, pode ser classificado dessa maneira. Isso quer dizer que as Telas Retina, tem uma alta densidade de pixels que é igual ou vai além da capacidade humana, isso resulta em uma tela que pode exibir mais detalhes em um mesmo espaço, com imagens mais reais e nítidas.

Como a densidade de pixels interfere na qualidade de imagem

Uma imagem digital é formada por um grande mosaico de pixels, e quanto mais peças e menores forem as peças, mais detalhes esse mosaico será capaz de transmitir. Uma tela que possui uma alta resolução mas possui pequenas dimensões acaba resultando em uma grande densidade de pixels, que tem como unidade ppi (pixels per inch). Neste artigo você pode entender melhor como isso funciona. Na imagem abaixo podemos observar que sendo maior a quantidade de ppi, melhor será a qualidade da imagem.

Exemplo diferença de ppi


Quantos ppi tem a Tela Retina?

A densidade de pixels das Telas Retina se baseiam na capacidade do olho humano de enxergar os pontos. De acordo com especialistas telas com 286 ppi, são perfeitas para a visão a uma distância de 25 centímetros da tela, densidades acima dessa, já não é possível notar diferenças. Por isso os dispositivos da Apple tem uma quantidade de ppi em torno disso. Alguns exemplos de Telas Retina são: iPad Air 2 com 264 ppi, iPad Mini 4 com 326 ppi, iPhone 6 Plus com incríveis 401 ppi.

Qual a resolução da Tela Retina?

Como a densidade de pixel é em função das dimensões e da resolução, a resolução deve variar junto com o tamanho da tela para manter a densidade, ou seja, quanto maior a tela, maior deve ser a resolução para que a quantidade de ppi se mantenha alta, você pode conferir como são realizados esses cálculos neste artigo. Veja na prática como essa variação funciona:

iPhone 6: Tela de 4,7 polegadas, resolução de 1334 x 750 pixels e 326 ppi
iPad Mini 4: Tela de 7,9 polegadas, resolução de 2048 x 1536 pixels e 326 ppi

Outros Exemplos

Apesar da Apple ter a patente sobre Tela Retina, outras fabricantes também possuem displays com tais características, alguns exemplos de dispositivos: Samsung Galaxy Tab S2 9.7 com 264 ppi, LG G4 com 534 ppi, Motorola Moto X Style com 520 ppi.

Leia Mais sobre Telas:


---

O que você acha dessas telas? Compartilhe e deixe um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário