domingo, 24 de julho de 2016

O que são e como calcular o PPI de uma tela

Sempre que olhamos as especificações de um determinado aparelho, nos deparamos com PPI, mas você sabe o que significa essa característica? Ao analisarmos tablets ou smartphones mais modernos é importante estar bem informado sobre esta definição. Veja abaixo o seu significado e também um passo-a-passo de como calcula-lo.


PPI, do inglês Pixels Per Inch, significa pixels por polegadas, ou seja quantos pixels cabem dentro de uma polegada. Com o avanço da tecnologia, as fabricantes tem conseguido cada vez mais colocar pixels dentro de um determinado espaço, seja diminuindo seu tamanho, seja diminuindo a distância entre eles. A importância do PPI está diretamente relacionada com a qualidade da imagem das telas, com mais pixels por polegadas melhor será sua definição. Entenda mais sobre a qualidade das telas relacionada a resolução neste artigo:


O número de PPI é determinado a partir da resolução da tela e de suas dimensões física, confira o passo-a-passo de como calcula-lo:

Passo 1: Calcular a quantidade de pixels na diagonal

Inicialmente iremos utilizar a resolução da tela para calcular a quantidade de pixels em sua diagonal (dpl). A diagonal junto com a altura e a largura formam um triângulo retângulo, então será possível utilizar o teorema de Pitágoras para calcular o dpl, da seguinte forma:


Onde:
dpl: diagonal em pixels
lpl: largura em pixels
hpl: altura em pixels

Passo 2: Calcular proporção entre e largura e a diagonal

Em uma tela as proporções sempre são as mesmas, não importa se estão em pixels ou polegadas. Portanto será importante determinar a proporção entre a largura e a diagonal, através da quantidade de pixels. Faremos da seguinte forma:

Onde:
pld: proporção entre largura e diagonal

Passo 3: Calcular largura em polegadas

Para calcular a largura em polegadas utilizaremos a proporção encontrada anteriormente. Como a proporção independe da unidade, podemos usar a mesma fórmula com polegada, ou seja, a proporção é igual a razão entre a largura em polegas e a diagonal em polegadas (esta é comummente informada nas especificações de tela), desta maneira:

Onde:
lpo: largura em polegadas
dpo: diagonal em polegadas

Passo 4: Determinando PPI

Já calculado a largura em polegadas (lpo) e já conhecendo a largura em pixels (lpl), poderemos calcular a densidade de pixels por polegadas, simplesmente, dividindo lpl por lpo:



Simplificando: Fórmula Geral

Com os passos anteriores podemos simplificar os cálculos em apenas uma fórmula geral. Para utiliza-la basta ter a resolução da tela e o número de polegadas:



Exemplo: Calcular o número de ppi do iPad Air 2

Utilizando a fórmula geral, iremos precisa da resolução e as polegadas. O iPad Air 2 tem resolução de 2048 x 1536 e possui 9,7 polegadas, podemos aplicar diretamente na fórmula:


Arredondando, temos que o PPI do iPad Air 2 é de 264 ppi.


Leia mais sobre telas:

Quantos dpi o olho humano enxerga?;
Diferença entre OLED, AMOLED, Super AMOLED, Retina e IPS;
Resolução Full HD, 4k, 8k: Como definir qual tela é melhor.

---

Espero que com essa explicação tenha entendido como calcular o ppi de qualquer tela. Utilize os botões baixo para compartilhar para que mais pessoas saibam sobre os ppi.

2 comentários: