terça-feira, 26 de julho de 2016

Quantos dpi o olho humano enxerga?

Com o avanço da tecnologia as telas de tablets, smartphones e TVs têm ficado cada vez mais modernas. As fabricantes tem conseguido produzir pixels ainda menores e consequentemente conseguindo maiores densidades de pixels, o que significa que há mais pontos em uma determinada área e essa densidade é medida em dpi. Mais será que essa tecnologia tem um limite? Descubra até quantos dpi o olho humano enxerga.

É comum encontrarmos nas especificações de dispositivos o termo ppi (Pixels Per Inch), essa expressão é utilizada para se referir a imagens digitais, quando estamos tratando de quanto o olho humano pode distinguir usamos dpi (Dots Per Inch), que significa pontos por polegadas. Entenda mais sobre pixels, resolução e ppi, neste artigo.

De onde vem o estudo?

O olho humano é bastante complexo, é um “sensor biológico” com uma grande capacidade, então estudos relacionados a eles podem ocorrer grandes variabilidades. Algumas capacidades do olho como a mudança de foco e a adaptação a luz podem influenciar nos resultados, além do que características físicas variam de pessoa para pessoa. Apesar das adversidades, Paul Alt e Kohki Noda, dois engenheiros, argumentam em seu artigo publicado no IBM Journal, que o olho humano é capaz de enxergar dois pontos com uma distância mínima de até um centésimo de centímetro (0,01 cm), mas esse resultado pode variar, por isso, definiram um padrão de que os pontos devem estar a uma distância de 25 centímetros do olho.

Analisando os dados

A partir dos dados da pesquisa de Paul Alt e Kohki Noda, e com simples cálculos, podemos chegar a um valor médio. Temos a medida entre dois pontos em centímetros, mas dpi é definido por polegadas, convertendo, uma polegada é igual a 2,54 cm. Como uma distância entre dois pontos mede 0,01 cm, para descobrirmos quantas distâncias haverá em uma polegada, basta dividir 2,54 por 0,01. Como resultado terem 254 intervalos, ou seja, 255 pontos por polegadas.

Conclusão

Com os dados do artigo de Paul Alt e Kohki Noda, chegamos a conclusão que o olho humano é capaz de enxergar até 255dpi. Esse pode ser um bom número aproximado mas não pode ser considerado definitivo, com relação a telas outros especialistas defedem que 286 ppi, já é o suficiente para atender a visão humana perfeitamente, e é nesse número que a Apple se baseia para produzir suas Telas Retina, com ppi superior a 286.

Considerando que a densidade limite do olho humano é de 286 ppi, significa dizer que pixels menores que 89,1 micrômetros não vão fazer diferença, pois esse é o limite da capacidade humana.

Leia Mais sobre Telas:


---

Com telas já próximo do limite humano, será que esse também será o limite tecnológico para telas? Deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário