domingo, 24 de julho de 2016

Resolução Full HD, 4k, 8k: Como definir qual tela é melhor

Muito se ouve falar sobre pixel, resolução de tela, densidade de pixel, mas o quanto realmente isso é importante na qualidade de uma tela? Analisar apenas umas dessas características não é o mais apropriado para definir a sua qualidade, são vários os fatores que influenciam no resultado final. Conheça alguns conceito e como identificar uma boa definição de telas.
Saber alguns conceitos é importante para entender como é o funcionamento das telas e consequentemente ajudará a analisar as melhores telas. Algumas palavras como pixel, densidade, ppi etc. são comuns quando se fala de resolução de tela. A seguir está a definição delas.


Pixel

Pixel é o menor elemento num dispositivo de exibição, ou seja, é o menor ponto que forma uma imagem digital. Um pixel pode variar de cor, assim com vários pixels é possível formar uma imagem.

Resolução

Resolução tem uma definição bem simples: é a quantidade de pixel que contém uma tela. É expressa da seguinte forma: quantidade horizonal x quantidade vertical. Algumas resolução são bem comuns e a elas foram atribuídos nomes, conheça as principais:

VGA: 640 x 480;
HD: 1280 x 720;
Full HD: 1920 x 1080;
4k : 3.840 x 2.160;
8k: 7680 x 4320.

Dimensão

Dimensão é a medida real do display, geralmente são medidas em polegadas e na diagonal, como mostrado na imagem abaixo. O tamanho da tela vai influenciar diretamente na qualidade da imagem, sendo necessário o acréscimo de mais pixel. Esse é o aspecto mais simples de se analisar, ao escolher um aparelho, logo pensamos qual seria o tamanho de tela gostaríamos de ter. Essas dimensões podem variar, desde celulares com 2 polegadas, até tablets com mais de 12 polegadas.

Resolução Full HD, 4k, 8k: Como qualificar qual tela é melhor


Como qualificar uma tela?

Já sabemos como definir uma tela em números, mas como relacionar estes nos para qualificá-la? Daí que surge a definição de PPI.

Densidade de Pixels: PPI 

Em tradução, PPI (Pixels Per Inch) significa pixels por polegadas, assim é possível relacionar a resolução da tela com suas dimensões. O calculo é feito com a razão entre a quantidade de pixel e as polegadas. Aprenda a como calcular ppi de seu aparelho.

Outro termo que se refere a densidade é o DPI (Dots Per Inch), são os pontos por polegadas. Esse termo não se restringe apenas a telas, pode ser aplicados à impressão e também à capacidade do olho humano. Pesquisam indicam que o olho humano consegue distinguir até 286 DPI, telas com essa densidade tem ótima nitidez, como as telas retinas da Apple.

Aspect ratio

O aspect ratio (proporção da tela) é outra característica que importante que deve ser levada em conta. Através dele que é definido o formato da tela, algumas são mais quadradas, outras mais retangulares. É apresentado como uma proporção, sou seja, da seguinte forma: “largura : altura”. O aspect ratio mais utilizado atualmente é o 16:9, que é compatível com as resoluções mais modernas, como o full HD e 4k. A resolução deve ser sempre proporcional ao aspect ratio para que não haja distorções de imagem.

Conclusão

Não basta analisar a resolução para definir se uma tela é boa, deve ser levado em conta as suas dimensões, e relacionando ambos, será possível chegar a uma conclusão. Além dessas características citadas neste artigo, existem outras relacionadas as telas, conheça mais sobre tipos de telas:

Diferença entre OLED, AMOLED, Super AMOLED, Retina e IPS;

---

Gostou? Compartilhe nas redes sociais e deixe um comentário com sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário