sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Diferença entre Mini USB, Micro USB e USB tipo C nos mobiles

As portas de transferência de dados já são conhecida a bastante tempo, a mais famosas entre elas é a porta USB, que é utilizada em computadores, notebooks e em diversos outros aparelhos. Vários dispositivos utilizam diversos tipos de portas, mas você sabe identificar quais são elas? Conheça as mais utilizadas no mercado mobile.

As portas USB foram e ainda são as portas mais utilizadas para transferência de dados, com a popularização de aparelhos mobiles, houve a necessidade de adaptação para tamanhos menores, e a exigência de velocidades maiores obrigaram sua evolução. Confira os tipos de portas USB mais utilizados.


Porta USB padrão

Exemplo tablet com porta USB

O padrão USB (Universal Serial Bus) foi estabelecido a mais de duas décadas e com atualizações permanece sendo amplamente utilizado até hoje, onde se encontra na versão 3.1. Já seu uso em aparelhos portáteis, é um pouco difícil de ser visto, devido ao seu tamanho, dispositivos mais finos não teriam como porta-los. Apesar disso, ainda é possível encontrar alguns tablets com entradas USB padrão, para transferência de dados, como alguns tablets de baixo custo e o Surface Pro 3, da Microsoft.


Porta Mini USB

Exemplo aparelho com porta mini USB

Esta versão do USB, já tem sido pouco utilizada, e raramente encontradas em tablets e smartphones. Por seu tamanho reduzido é usada em aparelhos menores, como mp3 players e câmeras. Existem dois tipos: USB Mini-A e USB Mini-B, mas como o tipo A já caiu em desuso, ao se chamar de Mini USB estamos nos referindo ao tipo B.


Porta Micro USB

Exemplo aparelho com porta micro USB

A mais utilizada nos dispositivos mobile atualmente, as portas Micro USBs, podem ser encontradas facilmente, principalmente nos aparelhos Android. Sendo menor que a Mini USB, permitiu que fosse implantada mais facilmente em tablets e celulares. Assim como a mini USB, também existem dois tipos, sendo o USB Micro-B mais usado, e o USB Micro-A, pouco utilizado.


Porta USB tipo C

Exemplo smartphone com porta USB tipo C

O mais novo modelo de conector USB é o Tipo C, com a expectativa que seja o substituto dos conectores antigos, traz grandes possibilidades. A implantação em aparelhos mobile se inicia neste ano de 2016, mas já se encontram em computadores como o MacBook. O USB-C é uma evolução da versão 3.0, ou seja, é a 3.1, sendo muito menor que as versões anteriores. Se destaca por ser reversível, ou seja, pode ser conectado de qualquer lado, e também pela capacidade de alta velocidade compatível com transmissão de vídeos em 4k, além da possibilidade de suportar uma potência de energia elétrica maior. Exemplos de smartiphones com esse tipo de porta são o LG G5 e o Mi5, da Xiaomi.


A tecnologia evolui de acordo com as necessidades e exigências dos usuário, atualmente velocidade e praticidade, tem sido características muito importante, e é necessário se adaptar. Novos conectores estão sendo criado para acompanhar a evolução, e a mudança definitiva pode acontecer em breve.

---

Você acha que o novo conector USB-C substituirá os antigos? Compartilhe e deixe sua opinião nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário