domingo, 14 de agosto de 2016

Samsung Galaxy Tab 3 Lite é compatível com OTG? [SM-T110/SM-T111]

O adaptador OTG permite que tablets e smartphones, se conectem a periféricos USB, como mouses, teclados, pendrives etc. Mas não são todos os aparelhos que tem suporte a conexão. Isso se dá principalmente por dois motivos, que são mais detalhados logo a baixo. Iremos analisar esta característica no Samsung Galaxy Tab 3 Lite.

Samsung Galaxy Tab 3 Lite tem suporte OTG?

O tablet da Samsung, Galaxy Tab 3 Lite (SM-T110/SM-T111), tanto a versão 3g quanto a wifi, NÃO tem suporte ao adaptador OTG. Em vários tablets a Samsung não tem se preocupado em implementar a função, e não informa com clareza essa especificação e nem o motivo da incompatibilidade. Mas podemos listar os dois principais motivos técnicos para não conseguir conectar os periféricos.

Samsung Galaxy Tab 3 Lite tem OTG?


Fornecer energia

Para o funcionamento de mouses, teclados, joysticks e leitura de pendrive, é necessário que passe uma corrente elétrica por esses dispositivos. A energia é transferida pela porta USB, por isso é essencial que o smartphone ou tablet forneça energia, mas várias fabricantes optam por tirar essa característica de alguns modelos. Uma solução para esse problema seria utilizar um adaptador OTG Y, que possui uma terceira porta para ser conectado em uma fonte de eletricidade, você pode conferir como isso funciona neste artigo:


Kernel incompatível

Outra característica para que o aparelho suporte OTG, é a configuração do Kernel. Por não se preocupar em aplicar a conectividade por USB, as fabricantes descartam esta configuração. Corrigir esse problema é bastante complicado, é preciso ter um conhecimento aprofundado de desenvolvimento de software, que provavelmente só a fabricante saber fazer.

Antes de comprar um tablet é importante sempre ficar atento a suas especificações, olhando tanto no site da fabricante quanto em fóruns e sites de informações. Conhecer bem o aparelho através de vídeos e artigos é uma boa maneira de evitar comprar um aparelho que não tem a função que deseja. Neste artigo você confere como descobrir se seu tablet tem suporte OTG:


Leia Mais sobre adaptador OTG:


---

Espero que o artigo tenha sido útil. Compartilhe e deixe um comentário caso haja alguma dúvida.

2 comentários:

  1. Por que o fabricante não coloca OTG em muitos tablets?
    Simples, para você comprar sem saber disso e ter de comprar outro...

    Pior de tudo é quando se pergunta para os vendedores se o Tablet tem isso ou aquilo, eles NÃO SABEM!

    A maioria desses vendedores de eletrônicos não estão qualificado para a função.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito difícil encontrar algum vendedor que saiba passar as informações corretas.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir