sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Tela Retina faz diferença? Tela retina é melhor que Full HD?

A Apple sempre traz nas especificações de seus aparelhos o termo Tela Retina, como classificação de seus display, mas isso realmente significa que essa será a melhor escolha a ser feita na hora da compra? Tela Retina faz diferença em relação a outras que não são denominadas dessa forma?

Para descobrir as respostas dessas perguntas, é preciso entender a definição de Tela Retina. A Apple patenteou esse significado e muitas dúvidas surgiram, como “é melhor que full HD” ou “se vale a pena”, e a comparação com outras fabricantes foi inevitável. Mas entender o seu conceito é bastante simples.


O que é Tela Retina?

Tela Retina é uma classificação de densidade de pixels, que tem como unidades ppi (pixels per inch), ou seja, para ser classificado como Tela Retina, basta qualquer display ter uma densidade de pixels que esteja dentro do intervalo determinado. Para determinar esse intervalo a Apple tomou como referência a capacidade humana. Para trazer uma maior qualidade, as Telas Retina, têm uma densidade de pixels próxima ao limite que o olho humano consegue distinguir, que é de aproximadamente 286 ppi. Entenda mais sobre a capacidade do olho humano neste artigo:



Tela Retina faz diferença?

Devido a sua alta densidade de pixels, as Telas Retina, fazem sim diferença. Ao comparar com telas em que a densidade de pixels é baixa, é clara a diferença de qualidade, pois essas telas sofrem com a pixelização, enquanto que Telas Retina possuem uma imagem bem mais definida. Mas essa classificação da Apple não é tão especial assim, qualquer fabricante pode produzir telas com densidade de pixels tão alta quanto, a exemplo da Samsung com o Galaxy Tab S2 9.7 com 264 ppi e da LG com o G4 com 534 ppi. A imagem abaixo mostra a diferença entre uma densidade de pixel alta e baixa.

Diferença de pixels por polegada


Tela Retina é melhor que Full HD?

Primeiramente vamos definir alguns conceitos, Tela Retina é uma classificação de densidade de pixels, enquanto que Full HD é uma classificação de resolução, então para comparar precisamos entender como essas duas classificações se relacionam. A densidade de pixels é diretamente proporcional a resolução da tela e é inversamente  proporcional ao tamanho, ou seja, quanto maior a tela, menor será o número de ppi, e quanto maior a resolução, maior será o número de ppi.

A resposta para “Tela Retina é melhor que Full HD?”, é depende. A resolução Full HD é fixa, então vai depender apenas do tamanho da tela, isso se formos classificar apenas pela quantidade de pixels por polegadas. Um exemplo é um smartphone com tela Full HD de 5 polegadas, terá uma densidade de pixels de 441 ppi, maior que uma Tela Retina (considerando que tenha em média 286 ppi), já se consideramos um tablet também Full HD e com tela de 10 polegadas, sua densidade de pixels será de apenas 221 ppi, menor que uma Tela Retina. Como existem várias Telas Retinas com ppi diferentes , isso também se tornará uma variável dependente. Aprenda a calcular a densidade de qualquer tela neste artigo:



Chegamos a conclusão que Telas Retina fazem diferença, mas que deve ser levado em conta outros aspectos e que a qualidade de imagens depende de vários fatores. Para jugar qual a melhor, é necessário entender suas definições. Entenda mais sobre as Telas Retina no artigo abaixo:

---

Já testou uma Tela Retina? Fez diferença para você? Deixe nos comentários sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário